Benefícios da chia para a saúde

A chia é uma semente originária da Colômbia e do México, e já integrava parte da alimentação dos nossos ancestrais. A chia é uma ótima fonte de fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, ácidos graxos e minerais como o cálcio e o zinco. Confira a seguir todos os benefícios da chia para a saúde!

Benefícios da chia para a saúde

Auxilia no emagrecimento

Um dos maiores benefícios da chia é que ela é uma ótima aliada na perda do peso, por causa da sensação de saciedade proporcionada pela semente. Saiba que suas fibras conseguem absorver muita água, transformando-se em gel. Ao ficar saciada, a pessoa sente menos fome, e consequentemente consome menos alimentos. A chia ainda evita a formação da temível gordurinha localizada, inimiga número um de quem pretende ver os ponteiros da balança caírem para ficar bela naquela roupa que não cabe mais.

Atua na prevenção e no controle do diabetes

Por causa do seu alto teor de fibras, a chia auxilia na melhoria da sensibilidade da insulina, melhorando dessa forma a glicemia depois da refeição. As fibras deixam a absorção dos açúcares pelo intestino mais lenta, ajudando a manter a glicemia devidamente controlada.

Ação anti-inflamatória

O grão de chia possui ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de atuar no combate da inflamação do organismo. Uma pesquisa feita pela AYERZA, R e COATES W, publicada na revista Annals of Nutrition and Metabolism, demonstrou que uma dieta com chia, teve a capacidade de elevar as taxas plasmáticas de ácidos graxos ômega 3.

Efeito desintoxicante

Antioxidantes, como por exemplo, o ácido cafeiro, de composição da chia, possuem a responsabilidade de ajudar a desintoxicar o fígado, e ainda impede a formação dos radicais livres que destroem as membranas celulares, e desencadeiam o processo de envelhecimento.

Regula o colesterol

A chia possui 77% de gorduras de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que possuem como propriedades diminuir o LDL, o colesterol ruim e elevar o HDL, colesterol bom. Além disso, o consumo de chia reduz os triglicérides na corrente sanguínea.

Fortalece a imunidade

A chia possui minerais como o zinco e o selênio, que ajudam no nosso sistema imunológico. O grão é um alimento muito importante em nossa dieta, já que ajuda a reforçar as defesas, evitando o contágio de doenças como resfriados, gripes, além de diversos processos infecciosos. Sem contar que por possuir nutrientes como o manganês, fósforo, potássio, sódio e cálcio, a semente de chia é essencial para a manutenção e saúde das células.

Como consumir a chia

O grão pode ser consumido cru, triturado ou em forma de óleo ou gel. Vale citar que a semente mantém todas as suas propriedades em todas as suas formas de consumo. Você pode, por exemplo, usar óleo de chia para temperar as saladas, para dar um sabor a mais ou ainda acrescentar as sementes em bebidas como vitaminas, sucos, ou iogurtes. Fica uma verdadeira delícia e é uma ótima forma de você levar uma vida muito mais saudável sem perder o sabor.

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